2006-03-28

Guerra à burocracia!

O primeiro-ministro apresentou ontem um programa de simplificação (o "simplex") com 333 medidas para «poupar tempo e dinheiro aos cidadãos», «eliminar papel» e «partilhar informação entre repartições».

Foi decretada guerra à burocracia!
Ah, burocracia, burocracia...
Tão nossa, tão portuguesa!
Se começamos a eliminar as nossas tradições, daqui a nada, querem acabar com a corrupção, com as cunhas, com os "tachos"...
Não sei onde é que isto vai parar.
E como vão os portugueses reagir a estas mudanças?
É que nós já estávamos tão habituados...


cartoon de Quino

25 comments:

At 3/28/2006 5:10 da tarde, Blogger MC said...

O programa simplex é uma boa medida mas ainda há coisas que ficaram de fora.
Por exemplo: no mês passado dirigi-me a uma repartição da Segurança Social com a minha caderneta da CGD na mão. Cheguei lá e disse ao senhor que queria dar autorização para que a Seg.Social todos os meses retirasse directamente da minha conta bancária os descontos obrigatórios (142 euros) que tenho que lhes "dar" todos os meses.
O homem disse: Ah... não pode ser. Não aceitamos pagamentos por transferência bancária.
Eu não queria acreditar. Disse: mas eu não tenho tempo para vir cá todos os meses pagar, era mais fácil vocês tirarem directamente da minha conta... E ele: pois mas não dá. Tem que vir cá ou então aos correios. Mas olhe que brevemente vai poder pagar por multibanco! Eu disse-lhe que continuava a preferir pagar por transferência bancária e ele fez-me ver que a novidade pagamento por multibanco já era uma coisa muito à frente! Transferência bancária para já não. Talvez isso fique para o programa triplex :)

 
At 3/28/2006 6:16 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

333
333
333

Vamos lá ver onde é que nos leva.

 
At 3/28/2006 8:20 da tarde, Blogger Mae Frenética said...

E se fossem...
666??
Se calhar íamos parar ao inferno!! :)

Assim, se calhar vamos ficar pelo purgatório, depois de tantos disparates a fazer ao longo destes anos, Deus há-de ter compaixão por nós...

(credo q isto ficou tão católico! Ainda me vão acusar de herege!)

 
At 3/29/2006 9:03 da manhã, Blogger joaninha said...

Acabar com a burocracia? AHHHHH!! Eles não podem fazer isso!!!! Ó não, NÃO!!!

 
At 3/29/2006 1:10 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

MC:
Ah Ah Ah Ah Ah!!!
Não sentiste que tinhas viajado numa máquina do tempo e tinhas regressado aos anos 80?
Vá lá que não tiveste de explicar o que é uma transferência bancária...
Achei incrível esta história. Ainda me estoua rir. Mas é triste.

 
At 3/29/2006 1:12 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Folha de Chá:
333
333
+333
-----
999

Mesmo assim, ainda há mais maneiras de cozinhar bacalhau do que medidas...
:))))))))))))))))))))))))))))

 
At 3/29/2006 1:14 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Ohhhhhhhhh!
Eu a perder tempo a formatar a resposta à Folha de Chá e não adiantou nada. Os números ficam sempre encostados à esquerda...
Bahhhhh!! ;p

 
At 3/29/2006 1:16 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Mãe Frenética:
Com tantas referências católicas, acho que me vou abster.
Não me sinto com conhecimentos suficientes para te responder à altura. :)
Mas tb achei graça ao número. 333!

 
At 3/29/2006 1:19 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Joaninha:
Compreendo perfeitamente o teu desespero.
É difícil cortar com tradições tão enraizadas.
;)

 
At 3/29/2006 3:45 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Oh pa, mas se o governo acabar com estas coisas de que e q eu vou poder dizer mal?????
Que e do mundo sem o tacho? e a cunha????
Acho que devemos fazer greve a favor destes valores portugueses.

 
At 3/29/2006 6:09 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

LicasTricas:
Eh, tem calma!
Afinal, já chegámos à conclusão que o teu patrão é boa pessoa.
Não vos deixa usar os telemóveis pessoais para não gastarem dinheiro; dá-te um aumento.
Pronto, está bem que o aumento foi poucochito mas a intenção era boa.
E sempre é motivo para escreveres uns posts para a gente se rir :)))

 
At 3/29/2006 6:12 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

CK in UK:
Greve?
Ui, isso dá muito trabalho...
(é que o português queixa-se muito mas quando é para fazer alguma coisa "tá-queto")
:))))))))))))))))))))))))))))

 
At 3/30/2006 8:24 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Tanta mudança, para ficar tudo na mesma...

 
At 3/30/2006 9:33 da tarde, Blogger e said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/30/2006 9:34 da tarde, Blogger e said...

o sócrates devia era ser despedido. no meio deste caos de país, para quê o primeiro ministro? eu voto que ele seja despedido, que vá para casa com o salário mínimo... e que ao fim de meio ano lhe tirem 1/6 do salário!

 
At 3/31/2006 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hum... parece que as empresas estão a seguir o exemplo oposto: "compliquex" - 333 medidas para complicar a vida dos trabalhadores! Basta ver o exemplo de não terem aceite os teus 10 dias extra de férias :-) (sim, li tudo, até ao Snoopy...)
Besitos

 
At 3/31/2006 2:43 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

A lice:
Espero que não...
Mas vamos ver...
(bem vinda!)

 
At 3/31/2006 2:48 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Enxofre:
Vou enviar a tua proposta para cavaco.silva@pr.pt ;)

 
At 3/31/2006 2:53 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Flamenquita:
Muy bien!
Clap! Clap! Clap!
Outra das medidas do compliquex é nomear chefes novos que entulham as agendas de reuniões. Adivinhei?
(compliquex é complicado de dizer para c******)

 
At 3/31/2006 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dios mío, esta rapariga além de ter um blog giríssimo é tão esperta!! Já tás a entrar no espírito do compliquex, muito bem!!
Clap, clap, clap...
Besitos

 
At 3/31/2006 9:45 da tarde, Blogger Xixao said...

O Simplex para descomplicar a vida? E aqueles funcionários que gostam de complicar? reformadix...

 
At 4/01/2006 10:42 da manhã, Blogger Carla Motah said...

Mas ao que é bom a malta habitua-se depressa. Venha de lá esssa desburocratização.

 
At 4/03/2006 6:56 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Flamenquita:
Ah, eu vi logo que ia acertar...
:)))))))))))))))
Besitos para ti tambien.

 
At 4/03/2006 6:59 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

MCM:
Reformadix e substituix.
Luta-se contra a burocracia e contra o desemprego de uma assentada.

 
At 4/03/2006 6:59 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Carla Motah:
Cá estaremos para ver no que vai dar...

 

Enviar um comentário

<< Home