2006-04-04

Um terço por Nossa Sra. da Paridade

Um terço, que é como quem diz 33,3%, será a quota mínima de mulheres nas listas de candidatos dos partidos.
É a chamada "lei da paridade".
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa que consta em infopedia.pt, paridade pode ter dois significados:
1) igualdade, equivalência, semelhança
2) rebanho de ovelhas paridas

A princípio, pensei que quem deu o nome à lei estava a pensar no primeiro conceito.
Mas, nesse caso, devia estar a partir do princípio que uma mulher vale por dois homens para considerar que 33,3% de mulheres é equivalente a 66,6% de homens.
E, sendo assim, já não se pode falar em igualdade...
Depois surgiu-me outra possibilidade: se calhar, vão atribuir aos homens que forem substituídos por mulheres, subsídios para se dedicarem à pecuária fomentando, assim, a paridade dos rebanhos.
Deve ser isso.
Deve ser esse fomento à paridade de que "eles" falam.
Eu não estou a ver mais nenhum.


Quem estiver interessado pode ler a coluna de ontem do JN, escrita pelo Manuel António Pina, que subscrevo na íntegra à excepção da frase "ainda tenho esperança de vir a ser deputado".

15 comments:

At 4/04/2006 3:52 da tarde, Blogger e said...

não, rabiga. mudei-me para outro sistema solar, o da estrela zosma.
http://zosma4.blogspot.com

beijinhos

 
At 4/04/2006 4:08 da tarde, Blogger Nelson Reprezas said...

o terceiro terço está reservado, em stand by, para guess who :)

 
At 4/04/2006 5:58 da tarde, Blogger Carlota said...

LOL!
Excelente reflexão, cara Rita!
Beijola

 
At 4/05/2006 5:56 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Enxofre:
Já fui visitar a tua nova casa.
Fica um pouco longe mas cheguei lá sem problemas ;)

 
At 4/05/2006 5:58 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Espumante:
Para os primos, os cunhados e os sobrinhos de alguém?

 
At 4/05/2006 5:59 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Carlota:
Muito obrigada, cara CArlota!
:))))))

 
At 4/05/2006 11:11 da tarde, Blogger Mae Frenética said...

Acho q devemos mesmo ficar ofendidas! Pelo Amor de DEUS! Obrigar mulheres a misturarem-se com aquela gente??? Tenham dó! :))

 
At 4/06/2006 11:11 da manhã, Blogger Ck in UK said...

Esta questao das quotas ou a positive descrimination como lhe cahmam por aqui, e complicada. E um bom principio, mas ha argumentos contra e a favor.
Como tou chateada, hoje vou ser do contra e vou dizer q quopta por quota tinha q ser de 50%

 
At 4/07/2006 8:52 da manhã, Blogger joaninha said...

Quem é que quer ir para a política? Livra!

 
At 4/07/2006 12:45 da tarde, Blogger Ana said...

Paridade = rebanho de ovelhas paridas? Mas há ovelhas que não foram paridas? Não me digam que a nossa agricultura está tão desenvolvida que temos ovelhas de geração espontânea, que se auto-reproduzem... ou então caem do céu e nesse caso alguém precisa de inventar um "guarda-ovelhas" à semelhança do "guarda-chuva". Dá que pensar isto! É como a discriminação da roupa de cor, não é Rabiga ;-)?

 
At 4/07/2006 8:15 da tarde, Blogger José Carlos Gomes said...

A lei não significa que 33,3% de mulheres valem tanto como 66,6% de homens. Como a lei não protege um género nem outro, diz apenas que numa lista não pode haver menos de um terço de um dos sexos, o que se pode concluir é que a lei benefica as minorias, sejam elas fêmeas, machos ou assim-assim.

 
At 4/12/2006 12:55 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Mãe frenética:
Também há mulheres da marca "aquela gente"...

 
At 4/12/2006 12:56 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

CK in UK:
Se eles se preocupassem em ter 50% de gente competente é que era...

 
At 4/12/2006 12:58 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Ana Flamenca:
eu não tenho culpa!
era a definição que vinha no dicionário!
a ideia é que paridade também pode estar associado a parir, dar à luz...

PS: tu bem puxas por mim mas ultimamente ando sem inspiração ;)

 
At 4/12/2006 1:04 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

José Carlos:
claro que uma mulher não vale por dois homens!
(bem, depende da mulher e dos homens :)))
eu estava a ser irónica.
Mas achas mesmo que a lei beneficia as minorias? Como?
Eu acho que nos prejudica a todos.
Os membros das listas já não são escolhidos pela competência, são pelas amizades e favores em dívida.
Se juntarmos a tudo isto outros critérios que nada têm a ver com competência... estamos feitos!

 

Enviar um comentário

<< Home