2007-02-23

Sempre a aprender

Quando era pequena aprendi que um ano tem 365 dias, à excepção dos que são divisíveis por 4, que têm 366 dias e se chamam bissextos (por exemplo, 1996 é divisível por 4 porque 1996:4=499, logo o ano de 1996 foi bissexto).
Isto é o que me lembro de aprender na escola e nunca me lembro de me dizerem o contrário.
Mais tarde, quando a minha curiosidade ficou mais apurada e eu comecei a sentir necessidade de respostas fundamentadas, percebi porque é que isto acontece.

Este fenómeno de ganharmos um dia de 4 em 4 anos foi-me facilmente explicado pela Matemática.
A Terra demora 365,25 dias (365 dias e 6 horas) a dar uma volta completa em torno do Sol.
Este residual de 0,25 dias, acumulado ao longo de 4 anos, resulta num dia extra.
Simples. A existência dos anos bissextos estava explicada.
Mas, de facto esse pormenor de serem exactamente 365,25 dias era muito conveniente.
Conveniente demais. E o Universo não se deixa influenciar pelas conveniências.
Então, recentemente, descobri que a Terra demora, não 365,25 dias, mas 365,242190 dias a dar uma volta completa ao Sol (limitando a 6 casas decimais que me parece mais do que suficiente para uma explicação que não pretende ser científica mas apenas elucidativa).
Isto significa que, se nos limitarmos a acrescentar um dia de 4 em 4 anos, estamos a introduzir um erro de cerca de 11 minutos por ano.
365,25 - 365,242190 = 0,00781 dias = 11,2464 minutos
Ou seja, 1 dia contabilizado a mais, ao fim de 128 anos.
1 dia = 1440 minutos
para acumular um dia seriam precisos 1440/11,2464 anos = 128 anos


Para que este erro não aconteça, há 2 excepções à regra:
Regra: se o ano for divisível por 4, o ano é bissexto
excepção à regra: se o ano for divisível por 100, o ano não é bissexto (ex: 1900)
excepção à excepção à regra: se o ano for divisível por 400, o ano é bissexto (ex: 2000)


Analisando bem todas as regras, verifica-se que, realmente, no nosso tempo de vida, todas estas excepções são desprezáveis porque o último ano de excepção à regra foi 1900 e o próximo será apenas em 2100.
E também é verdade que a escola não nos pode ensinar tudo...
Mas, mesmo assim, senti que apenas me tinham contado uma parte da história.
Mesmo não sendo válidas durante o tempo que vou andar por aqui, gostava que me tivessem informado sobre estas excepções. Que não se tivessem limitado a explicar o básico.

8 comments:

At 2/23/2007 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Finalmente ela resolveu voltar a escrever.....e sai logo um tema complicado.....a regra dos anos bissextos serem divisíveis por 4, só hoje é que aprendi...eu sempre soube que tinha a ver com a terra demorar 365,25 dias a dar a volta ao sol (mas não me lembro de onde sei isto!!!!).......
Quanto á escola só te ter explicado o básico...digo-te o seguinte......imagina-te no banco da escola com 10, 11 ou 12 anitos e um professor a dizer-te que a terra demorava 365,242190 dias a dar uma volta completa ao Sol!!!!!???.....tu perguntarias o que são 0,242190 dias???....e o professor, desesperado porque não te sabia explicar diria....basta dividir por 4!!!!.....assunto encerrado.

 
At 2/23/2007 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já percebi porque estiveste tanto tempo sem escrever no blog. Para estudar tudo isto...

 
At 2/24/2007 11:01 da tarde, Blogger David said...

dddddeeeeeevvvvvviiiiiiiiaaaaaaa estar mais resumido!!!
mas o nome é giro!!!!!!!qua sa farta!!!!!!!!

 
At 2/25/2007 10:52 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Meu cunhado preferido:
Sim, eu sei que não nos podem ensinar logo as coisas complicadas, que temos que ir por etapas, mas aquele discurso "lembram-se de terem aprendido isto? pois, não é bem assim..." acaba por se tornar um pouco frustrante. Começas a por tudo em causa.
Mas também não consigo apresentar alternativas...

 
At 2/25/2007 10:54 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

RRoque:
Isto não demora assim tanto tempo a estudar... ;)

 
At 2/25/2007 10:57 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

David:
Sim, também gosto mais de posts mais curtinhos mas este exigia alguma extensão para explicar tudo como deve ser.
Com que então gostaste de Rabinho de Fora? Fácil de fixar, não é? ;)

 
At 2/28/2007 12:28 da tarde, Blogger varna said...

pois devias ter tido um geógrafo como eu como professor. sendo assim, eu perguntava-te que "dias" eram esses a que te referias... dias solares ou siderais? os solares são ligeiramente mais longos... seguindo-se uns desenhitos no quadro!;)

e já agora, sabias que o ano de 1582 foi mais curto que todos os outros? nesse ano, depois de quinta-feira 4 de outubro, o calendário marcou a sexta-feira 15 de outubro! isto porque antes do papa gregório xiii (daí o "gregoriano" no nome do nosso calendário) não se fazia esse acerto que explicas.

já agora, a adopção do calendário gregoriano foi imediata apenas para as quatro maiores potências da época...: portugal, espanha, uma grande parte da itália e o império polaco-lituano.

 
At 3/07/2007 7:04 da tarde, Blogger Rita Rabiga said...

Enxofre:
Solares ou siderais?
Siderada estou eu com este comentário ;)
É uma categoria!!!

Quanto aos 10 dias que não existiram, já tinha lido sobre isso na pesquisa que fiz para a escrita deste post. Sim, que eu levo estas coisas mais-ou-menos-a-sério... Houve uma pesquisa...

Mas não sabia que Portugal tinha sido um dos 4 a adoptar imediatamente o calendário gregoriano. Foram outros tempos, em que andávamos à frente a puxar a carroça e não a reboque.

 

Enviar um comentário

<< Home