2007-05-07

Fight Club dos Pequeninos



Este "brinquedo", chamado de Bong-Bong Boxer, ganhou um prémio internacional de design, o red dot award, na categoria de recreação.
Na sua descrição é referido que (adaptado e traduzido do inglês):
"É na idade pré-escolar que as crianças começam a ter problemas com as outras pessoas pela primeira vez nas suas vidas. Nesta fase, é natural que lutem umas com as outras. É uma forma de aprenderem como se resolvem problemas com os outros. O Bong-Bong Boxer foi desenhado para ajudar a resolver problemas. É um brinquedo que incentiva à amizade por via da quase-luta como um tipo de desporto."

É certo que não tenho recordações muito bem definidas da minha idade pré-escolar mas não me lembro de alguma vez ter andado à luta com outros meninos.
Uma trincadela ou uma sapatada de vez em quando não me parece que possam ser apelidadas de luta…
E desta forma, talvez exista uma grande lacuna na minha aprendizagem na parte da resolução dos problemas com outros.
Provavelmente, por causa disso, quando, na semana passada, a secretária da Administração ignorou os meus telefonemas e e-mails a solicitar urgência no envio de um documento, não fui simplesmente ter com ela para lhe aplicar um valente par de chapadas.
Poderia ser que ela me respondesse com uns puxões de cabelos ou com um soco de gancho e no fim ainda ficávamos grandes amigas, dado que a luta, pelos vistos, incentiva a amizade.
Assim, limitei-me a chamar-lhe nomes feios entre dentes e à distância e a pedir ao meu chefe que interviesse.
Mas, felizmente, hoje em dia, as crianças já podem contar com este magnífico "brinquedo" que lhes permite treinar a luta entre eles e, ao mesmo tempo, prepararem-se para algo que vai ser muito útil na sua vida adulta: o escárnio alheio.
Sim, porque, mal apareçam na escola disfarçados de cotonetes ambulantes, a chacota vai ser geral.

2007-05-02

Fenómeno climatológico

Há algumas semanas (retirado de drybonesblog.blogspot.com):

Esta semana:



Todos os anos, mal começa a vir o tempo quente, a minha mãe começa a pensar em arrumar a roupa de Inverno e colocar a uso a roupa de Verão.
Mas no dia seguinte a empreender esta tarefa, é certo e garantido que o tempo volta a mudar, regressando o frio e a chuva.

Acho mesmo que este fenómeno seria um óptimo tema de estudo para os climatólogos.
Todos os anos é assim. E este não foi excepção.

Eu, como receio que este dom possa ser hereditário, faço esta transição por etapas.
Para já, apenas guardei as camisolas de lã mais quentes e coloquei a uso as blusas de Verão com mangas.

Vai-se atenuando o trabalho e a culpa...